NOIVA NA DIREITA OU NA ESQUERDA, EIS A QUESTÃO ?

Noiva na direita ou na esquerda, eis a questão ?

Pra começar, vamos entender uma coisa muito importante: Não existe uma regra definitiva para a entrada da noiva, mas existe uma tradição; e por ser algo tradicional e não uma lei ou regra, essa pode ser alterada. Por favor, tome cuidado com os exageros nas mudanças… rs

A tradição diz que a noiva entra ao lado esquerdo do pai. Quem está de frente pra noiva vê ela ao lado direito, quem vê a noiva de costas vê ela do lado esquerdo. Através de pesquisas constatei os três principais motivos para a noiva entrar do lado esquerdo:

  1. Tradição – Tradicionalmente (eu quero frisar bastante isso) nos tempos antigos, a noiva entrava ao lado esquerdo do pai porque era de costume as pessoas andarem armadas com espadas, e assim, o pai tinha sua mão direita livre para desembainhar a espada se necessário.
  2. Afeto –  As mais românticas das noivas dizem que preferem entrar ao lado esquerdo do pai porque nessa posição se fica mais perto do coração dele. Esse é o motivo menos utilizado e na maioria das vezes ele nem é mencionado nas pesquisas mais simples.
  3. Prática – O terceiro e pra mim o principal motivo da noiva entrar do lado esquerdo do seu pai é porque a mão direita dele estará livre na hora de cumprimentar o noivo. Durante o casamento um dos momentos mais emocionantes é a passagem da mão da noiva entre o pai e o noivo. Nesse momento muitos pais se embaralham no corredor porque não sabem ou não foram instruídos de forma correta do que deve ser feito. Para facilitar e não correr nenhum risco de pais confusos, os cerimoniais adotaram como padrão o pai da noiva entrar do lado direito e a noiva entrar do lado esquerdo. Isso simplificou e muito a vida dos pais, noivos, fotógrafos e cinegrafistas.

Bruno Guedes, fotógrafo, Ubá mg, www.brunoguedes.com, fotógrafo mg, fotógrafo casamento, foto casamento, foto gestante, melhores fotógrafos

Mas e se eu quiser entrar do lado direito, posso ?

Sim, claro ! Eu acredito que a noiva tem o direito de escolher de que lado prefere entrar, afinal é o casamento dela. Existem outros tipos de entrada de noivas, como a entrada sozinha, a entrada com filhos, entrada com pais, entrada com a mãe e até mesmo a entrada com o noivo. Como eu disse, não existem regras definidas para a entrada da noiva. Mas é muito importante saber que algumas religiões tem em seus costumes entradas de noivas de formas únicas, pertencentes ao credo religioso e a sua fé. Por isso, cabe a noiva e ao cerimonial que foi contratado pela noiva estudar se a igreja ou o líder religioso tem alguma restrição ou pedido quanto a entrada da noiva.

Eu mesmo já fotografei casamentos em que a noiva entrou com o tio/padrinho até no meio do corredor da igreja, e ele passou as mãos da noiva pra mãe. Mais a frente foi a mãe que passou as mãos da noiva pro noivo. Ambos estavam posicionados a direita e a noiva a esquerda. Nesse caso foi feita uma consulta prévia com a igreja que disse não se importar com a atitude da noiva.

noiva na direita, noiva na esquerda, entrada da noiva, vestido da noiva, buque roxo,Bruno Guedes, fotógrafo, Ubá mg, www.brunoguedes.com, fotógrafo mg, fotógrafo casamento, foto casamento, foto gestante, melhores fotógrafos

Na foto acima vemos um exemplo de uma foto da noiva entrando do lado direito do pai. Foi uma escolha pessoal da noiva e isso não interferiu em nada a cerimônia, que foi linda e muito emocionante. É bom lembrar que quando a noiva entra no lado direito do pai, na hora da passagem da mão da noiva do pai ao noivo, o noivo deve esperar por “um segundo” a mais a despedida entre pai e filha, esperando o momento certo de ir ao meio do corredor buscar a noiva.

noiva com os pais, noiva na direita, noiva na esquerda, entrada da noiva, vestido da noiva, buque roxo,Bruno Guedes, fotógrafo, Ubá mg, www.brunoguedes.com, fotógrafo mg, fotógrafo casamento, foto casamento, foto gestante, melhores fotógrafos

Na foto acima um outro exemplo de entrada, com a noiva entrando junto com os pais. Nesse caso há uma quebra da tradição, que é super válida pois é uma das entradas mais lindas da noiva. Ambos entram felizes e sorridentes e a noiva se sente mais segura por entrar ao lado do pai que lhe transmite segurança e firmeza e da mãe que lhe transmite conforto e carinho. Nesse caso o noivo deve esperar os pais se despedirem da noiva e então realizar os cumprimentos dos pais para depois receber as mãos da noiva.

Em todos os casos, o que manda é a vontade da noiva. É dela o grande dia ! É a noiva que está realizando o sonho de se casar, ir ao altar, constituir uma nova família. O meu conselho pra noiva que procura saber se a posição correta é na direita ou na esquerda é: Veja o que você acha mais bonito e faça ! A tradição diz pra entrar na esquerda do pai, mas quantas vezes a tradição foi alterada e as fotos ficaram lindas ? :)

noiva na esquerda, noiva entrando, entrada da noivanoiva na direita, noiva na esquerda, entrada da noiva, vestido da noiva, buque roxo,Bruno Guedes, fotógrafo, Ubá mg, www.brunoguedes.com, fotógrafo mg, fotógrafo casamento, foto casamento, foto gestante, melhores fotógrafos

fotógrafo de casamentos em Ubá MG, fotógrafo de casamentos, melhores fotógrafos do brasil

Por Bruno Guedes, fotógrafo de casamentos.
Olá, meu nome é Bruno Guedes e sou fotógrafo com especialização em casamentos, fotos de família, ensaios e partos. Durante alguns anos venho semanalmente atendendo a muitas noivas e percebi que grande parte delas tem as mesmas dúvidas e questionamentos bem parecidos. Pra solucionar uma parte desse problema resolvi utilizar esse espaço em meu site para compartilhar informações sobre as maiores dúvidas sobre os casamentos, além de deixar aqui algumas dicas úteis para as noivas. Entre, acesse e fique a vontade. Se tiver alguma dúvida a mais é só entrar em contato comigo


fotógrafo de casamentos em Ubá MG, fotógrafo de casamentos, melhores fotógrafos do brasil

bruno guedes, bruno fotógrafo, bruno guedes fotógrafo, fotógrafo de casamentos, fotógrafo de momentos felizes

Bruno Guedes – Fotógrafo de momentos felizes…
Site: www.brunoguedes.com | E-mail:  bruno@brunoguedes.com
+55 32 9 9810-9880 | +55 32 9 9816-0924

“Façam tudo com amor.”
1º Cor 16:14