Por que se usa a aliança de casamento na mão esquerda ?

Por que se usa a aliança de casamento na mão esquerda ?

.

Certamente essa pergunta já deve ter sido feita por muitos… Chegou a hora dessa dúvida ser esclarecida, principalmente para você que está com os preparativos do casamento, ou para quem sonha receber um pedido de casamento.

Aliança: símbolo do amor eterno? Antes de tudo, é interessante saber qual o significado dessas argolinhas douradas que envolvem os dedos do casais apaixonados. A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete união, pacto. Usar uma aliança é um pacto de fidelidade entre o marido e a mulher.

Bruno Guedes, fotógrafo, Ubá mg, www.brunoguedes.com, fotógrafo mg, fotógrafo casamento, foto casamento, foto gestante, melhores fotógrafos

E como muitos sabem, o formato da aliança remete ao símbolo de eternidade, pelo fato do circulo não ter início nem fim. Afinal, é um sonho de todos os casais que seus laços matrimoniais durem para sempre.
Lenda do dedo anelar esquerdo. Para essa explicação existem várias teorias, cabe a nós, verificarmos e aceitar a que mais for convincente. Então vamos a elas.

• Veia do amor: Os egípcios foram os primeiros a fazer uso das alianças, mas foram os gregos e depois os romanos que as utilizaram, acreditando que pelo dedo anelar da mão esquerda passava uma veia que ligava esse dedo diretamente ao coração, o símbolo do amor. Tradição que perdura até hoje na celebração dos casamentos em diversas religiões.

• Praticidade: outra teoria explica que o uso da aliança no dedo anelar da mão esquerda seria por conveniência, pelo fato desse dedo ser menos utilizado dentre os demais, e que assim a aliança ficaria mais segura, diminuindo os riscos de ser perdida.

 Lenda Chinesa: Essa teoria, podemos dizer que, é a mais interessante de todas. Para os chineses cada dedo representa um membro da família. Os polegares representam os pais, os indicadores, os irmãos e amigos, os dedos do meio a você mesmo(a), os mindinhos , os filhos, e, em destaque, os anelares, que representam seu cônjuge.

Para essa explicação você pode verificar na prática. Basta juntar as suas mãos, encaixando palma com palma e os respectivos dedos. Agora dobre os dedos do meio para dentro e mantenha as demais pontas dos dedos juntas.
Agora que começa a brincadeira, tente separar os dedos sem soltar as palmas das mãos, um de cada vez. Você vai perceber que somente o dedo anelar tornou-se impossível a separação. Isso mostra que o casal está destinado a viver eternamente essa união. Essa demonstração é linda e nos faz refletir.

Os demais dedos, representando os membros da família, mostram que por mais que vivam com você, cada um seguirá seus próprios destinos. Sabendo um pouco mais sobre a aliança e seus significados torna o momento da troca das alianças” ainda mais especial. E vale citar um pequeno trecho do Soneto de Fidelidade, do saudoso Vinícius de Moares “Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure”. E que assim seja.

.

bruno guedes, bruno fotógrafo, bruno guedes fotógrafo, fotógrafo de casamentos, fotógrafo de momentos felizes

Quero ser o fotógrafo do seu casamento e da sua família
Site: www.brunoguedes.com | E-mail:  bruno@brunoguedes.com
Tel: +55 32 9 9810-9880 | +55 32 9 9816-0924

“Façam tudo com amor.” 1º Cor 16:14

.


.

Por Bruno Guedes, fotógrafo de casamentos.
Olá, meu nome é Bruno Guedes e sou fotógrafo com especialização em casamentos, fotos de família, ensaios e partos. Durante alguns anos venho semanalmente atendendo a muitas noivas e percebi que grande parte delas tem as mesmas dúvidas e questionamentos bem parecidos. Pra solucionar uma parte desse problema resolvi utilizar esse espaço em meu site para compartilhar informações sobre as maiores dúvidas sobre os casamentos, além de deixar aqui algumas dicas úteis para as noivas. Entre, acesse e fique a vontade. Se tiver alguma dúvida a mais é só entrar em contato comigo

.


Gostou das fotos? Quer que eu te fotografe?
Clique aqui e entre em contato comigo :)


.

www.brunoguedes.com